Produção audiovisual santa-mariense, baseada no espetáculo teatral “A Venda” (2016), com recursos de acessibilidade, muito protagonismo feminino e um olhar atento e crítico à produção de alimentos com uso excessivo de agrotóxicos, sem o cuidado necessário com a saúde do consumidor e do meio ambiente. Assim é a websérie “Na Cozinha com Fiorella”. Os episódios Polenta, Produtos Orgânicos, Comercialização e Tecnologia e Vida no Campo podem ser conferidos no Youtube, com e sem interpretação em libras, uma ação afirmativa que proporciona acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva. Os episódios também estão disponíveis no Facebook e no Instagram da TV OVO. Acesse: https://www.facebook.com/tvovosm e https://www.instagram.com/tvovosm.
Janaina Castaldello, atriz e professora de teatro por formação, trabalhou como produtora e diretora de arte na série e ressalta a representatividade feminina e o diferencial da produção para a sua trajetória profissional, para Santa Maria e para o âmbito audiovisual.
– Em um cenário protagonizado predominantemente por homens, como no audiovisual, e sendo nova nesse meio, percebo a relevância desse projeto ser executado por uma equipe composta na maioria por mulheres. Contando com uma mulher na direção de vídeo, uma mulher como protagonista da série, e a equipe da produção que também é composta por mulheres. Além de ser uma série que fala sobre a terra, comida de qualidade, agricultura familiar, agroecologia, dentre outras coisas, é uma produção que afirma a potência feminina, dando espaço sem sublinhar nada, só deixando as potências de cada uma atuarem, livres, como tem de ser – ressalta Janaina.
De forma leve, com linguagens teatrais como a Commedia Dell’arte e elementos da comicidade, “Na Cozinha com Fiorella” surpreende, diverte e informa, abordando temáticas semelhantes ao espetáculo que a deu origem como as novas tecnologias em um contexto rural, as redes sociais, os transgênicos, a monocultura, as sementes crioulas, o abandono do campo, entre outros pontos.
A produção tem direção audiovisual de Neli Mombelli e direção de cena de Laédio Martins. As personagens que guiam as histórias durante os 4 episódios migram do teatro para o audiovisual. Fiorella (Denise Copetti) e Francesca (Camila Borges) nascem no palco, no espetáculo dirigido por Laédio “A Venda” (2016) e hoje, neste projeto, desbravaram novas linguagens, aventuraram-se no audiovisual, ampliando seus espaços para o fazer refletir, para o contar histórias, para a multiplicação de mensagens.
Este trabalho teve um grande envolvimento de artistas e produtores audiovisuais de Santa Maria, muitos atuantes no mercado há mais de uma década. Juntos, reinventaram processos e criaram um novo palco, migraram do teatro para as câmeras, mesclaram linguagens e agiram pela criação e manutenção de espaços para oportunidades artísticas e financeiras. Camila Borges conta que ela como Francesca e Denise como Fiorella puderam partilhar muitas trocas profissionais e afetivas se fortalecendo enquanto artistas nos momentos de juntas criarem e estruturarem o projeto, as ações para o texto, as ideias de enquadramento e o estudo e resgate das personagens, por exemplo.
A websérie faz parte de um Projeto Cultural realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, foi aprovado no edital PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE SANTA MARIA, da Secretaria de Município da Cultura e tem realização de Denise Copetti Produções, com coprodução da TV OVO. Além dos episódios audiovisuais, o projeto também conta com intervenções artísticas de Fiorella e Francesca em 3 escolas localizadas em Santa Maria.
Leia todas as notícias