TV OVO lança websérie produzida por equipe inteiramente santa-mariense

Bernardo Abbad

TV OVO lança websérie produzida por equipe inteiramente santa-mariense
Fotos: Divulgação

Produção audiovisual santa-mariense, baseada no espetáculo teatral “A Venda” (2016), com recursos de acessibilidade, muito protagonismo feminino e um olhar atento e crítico à produção de alimentos com uso excessivo de agrotóxicos, sem o cuidado necessário com a saúde do consumidor e do meio ambiente. Assim é a websérie “Na Cozinha com Fiorella”. Os episódios Polenta, Produtos Orgânicos, Comercialização e Tecnologia e Vida no Campo podem ser conferidos no Youtube, com e sem interpretação em libras, uma ação afirmativa que proporciona acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva. Os episódios também estão disponíveis no Facebook e no Instagram da TV OVO. Acesse: https://www.facebook.com/tvovosm e https://www.instagram.com/tvovosm.

Janaina Castaldello, atriz e professora de teatro por formação, trabalhou como produtora e diretora de arte na série e ressalta a representatividade feminina e o diferencial da produção para a sua trajetória profissional, para Santa Maria e para o âmbito audiovisual.

– Em um cenário protagonizado predominantemente por homens, como no audiovisual, e sendo nova nesse meio, percebo a relevância desse projeto ser executado por uma equipe composta na maioria por mulheres. Contando com uma mulher na direção de vídeo, uma mulher como protagonista da série, e a equipe da produção que também é composta por mulheres. Além de ser uma série que fala sobre a terra, comida de qualidade, agricultura familiar, agroecologia, dentre outras coisas, é uma produção que afirma a potência feminina, dando espaço sem sublinhar nada, só deixando as potências de cada uma atuarem, livres, como tem de ser – ressalta Janaina.

De forma leve, com linguagens teatrais como a Commedia Dell’arte e elementos da comicidade, “Na Cozinha com Fiorella” surpreende, diverte e informa, abordando temáticas semelhantes ao espetáculo que a deu origem como as novas tecnologias em um contexto rural, as redes sociais, os transgênicos, a monocultura, as sementes crioulas, o abandono do campo, entre outros pontos.

A produção tem direção audiovisual de Neli Mombelli e direção de cena de Laédio Martins. As personagens que guiam as histórias durante os 4 episódios migram do teatro para o audiovisual. Fiorella (Denise Copetti) e Francesca (Camila Borges) nascem no palco, no espetáculo dirigido por Laédio “A Venda” (2016) e hoje, neste projeto, desbravaram novas linguagens, aventuraram-se no audiovisual, ampliando seus espaços para o fazer refletir, para o contar histórias, para a multiplicação de mensagens.

Este trabalho teve um grande envolvimento de artistas e produtores audiovisuais de Santa Maria, muitos atuantes no mercado há mais de uma década. Juntos, reinventaram processos e criaram um novo palco, migraram do teatro para as câmeras, mesclaram linguagens e agiram pela criação e manutenção de espaços para oportunidades artísticas e financeiras. Camila Borges conta que ela como Francesca e Denise como Fiorella puderam partilhar muitas trocas profissionais e afetivas se fortalecendo enquanto artistas nos momentos de juntas criarem e estruturarem o projeto, as ações para o texto, as ideias de enquadramento e o estudo e resgate das personagens, por exemplo.

A websérie faz parte de um Projeto Cultural realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, foi aprovado no edital PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE SANTA MARIA, da Secretaria de Município da Cultura e tem realização de Denise Copetti Produções, com coprodução da TV OVO. Além dos episódios audiovisuais, o projeto também conta com intervenções artísticas de Fiorella e Francesca em 3 escolas localizadas em Santa Maria.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agudo recebe espetáculo ‘Jingle Bands’, a banda dos duendes no Natal, nesta semana Anterior

Agudo recebe espetáculo ‘Jingle Bands’, a banda dos duendes no Natal, nesta semana

Mercado reduz de 5,92% para 5,79% a estimativa de inflação para 2022  Próximo

Mercado reduz de 5,92% para 5,79% a estimativa de inflação para 2022 

Geral